segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Etica, retorno as aulas e discuções idiotas

Hoje foi a volta as aulas dos colegios publicos. Eu estudo em um.
Na minha idade as pessoas não se sentem nada empolgadas em voltar a estudar. Ainda mais quando, no meu caso, ja se tem idade pra estar a muito formada no ensino medio.
Eu sentia essa ansiedade de retornar ao colegio quando era mais nova, quando os meus amigos estavam todos lá, e quando eu ainda sentia saudade até mesmo das aulas em si. Hoje ja não é bem assim, já que quase todos os meus amigos não estudam comigo (ou nem se quer estudam mais) e eu não sinto a minima vontade de assistir as aulas em geral chatissimas e repetitivas. Eu ja tenho capacidade intelectual pra estar na faculdade, mas aqui nesse pais isso não vale de nada. Eu sou obrigada a ficar no colegio até fazer todos os anos que eles me impõem. Não reclamo tanto disso já que aceito isso como castigo por nao ter me esforçado nos ultimos anos pra sair de lá como as pessoas que entraram la comigo. Porque pra mim isso nada mais é que um castigo por erros meus.
O que não quer dizer que eu não possa aproveitar as aulas. Nem os temas que eles colocam em "discução" la.
Eu sou o tipo de aluna que gosta de participar, de dar minha opinião e principalmente de criticar o que os professores falam, se eu tenho argumentos pra isso. E a maioria dos meus professores aceita isso e aproveita. Ou eles me vencem com argumentos melhores me fazendo enxergar que estava errada ou aceitam meus argumentos assumindo que estavam equivocados. Mas nem todo professor aprendeu a dar aula a alunos inteligentes e participativos.
Sempre tem um grande idiota que pensa que pode chegar na frente de uma sala com alunos de uma excelente capacidade de debate e fazer com que nenhum deles o critique pelo que fala. E nem que argumente contra ele.
E é com um tipo desses que eu me deparei hoje na minha sala.
Eu ja não estava muito afim de assistir aula por culpa do frio absurdo que esta em Curitiba hoje. Mas eu fui, ja que não tenho a opção de NÃO ir.
A primeira aula foi fisica, e foi otima. Eu adoro fisica e sempre fui excelente. O professor explicou algumas coisas simples e logo a aula dele acabou e o professor de sociologia entrou.
Pra explicar eu nao gosto de sociologia nem de filosofia (que são materias um tanto parecidas), porem eu fui a melhor aluna da turma de filosofia do primeiro semestre. Eu gosto de discutir e argumentar, e isso cabe muito bem nessas duas materias, pelo menos ao meu ver.
Ele começou a aula dele normalmente, falando um monte de coisa, como deveria. Até ai otimo. Ele enxeu o saco da galera por causa da conversa, colocou um aluno pra fora da sala porque ele estava ouvindo musica, tudo bem.
Ai não sei porque ele começou a falar de esforço fisico e inteligencia, e como exemplo de inteligencia ele usou jogadores de futebol. E eu discordei na hora.
Não que eu ache que jogadores de futebol não sejam inteligentes, mas o cerebro do time é o treinador e os jogadores apenas fazem o que lhes é dito pra fazer em campo. É a minha opiniao e meu argumento. E foi isso que eu disse. Um aluno discordou de mim. E ali começamos uma discução a respeito desse tema. Discução sobre a aula, uma coisa que um professor nao deve desconsiderar. Mas o nosso professor nos atropelou e continuou falando. Mas nós estavamos envolvidos na discução. Enfim, o professor nos mandou sair por causa da conversa paralela. Tentamos de alguma forma explicar que estavamos falando sobre o que ele havia dito, e que se ele nos tivesse dado oportunidade teriamos falado com ele, mas ele nao nos deu espaço. Assim o professor de irritou e nos mandou sair. Arrumei minhas coisas pra sair, mas como nao bastava pra ele nos colocar pra fora ele quis me fazer de piadinha. Disse que iria chorar na pia de casa por causa do que eu falei. Eu me limitei a olhar pra ele e dizer que fizesse isso mesmo, ja que não sabe dar aula.
No fim das contas acabei fora da sala com meu amigo e o professor pagando de bonzão, quando a sala toda ficou abismada com tamanha infantilidade e falta de etica de um professor.
Eu não sou ninguem pra falar de ninguem, mas acho que respeitar os outros é uma regra geral. Não importa se ali ele é mais do que eu, sendo professor e eu aluna, ele tem a obrigação de me respeitar e aceitar que eu dê a minha opinião.
Eu nao suporto esse tipo de pessoa que nao consegue aceitar uma critica, ou um argumento melhor que o seu. As pessoas tem que aprender a aceitar quando estão erradas e fazer isso não é vergonha pra ninguem.

Um comentário: