domingo, 21 de novembro de 2010

Hipocrisias humanas

Acho que não importa o que você está sentindo, você deve ser honesto com as pessoas.
Não importa o quanto você está aborrecido com alguém, você deve falar isso. Ainda mais se você se diz alguém de sinceridade indiscutivel.
E porque diabos eu estou falando/escrevendo isso?
Pelo simples fato que eu comecei a reparar o quanto as pessoas mentem, omitem, distorcem os fatos. Os sentimentos. Qualquer coisa.
Eu posso dizer a qualquer um que sou a pessoa mais honesta, sincera e boa que conheço. Mas isso seria mentira. Porem, se eu digo isso, eu tenho a obrigação de SER isso. Se você não pretende ser tudo que diz, então não diga.
Fazer o que fala.
Falar o que faz.
Acho que isso resume um pouco as coisas. Se você não pretende fazer, não fale. Não engane. Nunca iluda alguém.
Claro que eu não sou o exemplo de pessoa certa. Eu sou tão humana, e consequentemente, errada quanto qualquer pessoa. Mas eu me esforço. E em geral eu nunca digo que sou algo, até ter absoluta certeza de que sou MESMO o que estou dizendo. O que na verdade não ocorre nunca, porque eu nunca consigo ter certeza de ser algo. Eu sou incerta. Isso eu tenho certeza que sou. Mas não estou escrevendo aqui pra falar o que sou ou o que deixo de ser. Isso definitivamente pouco importa.
O que importa é que me revolto ao perceber as pessoas em todos os lugares falando coisas que não fazem, que não pensam e que jamais fariam. Falando coisas que algumas vezes nem se quer acreditam mesmo.
Eu sei que escrever tudo isso aqui não vai fazer ninguém mudar de ideia. Não fará ninguém parar de agir desta forma, pois as pessoas são condicionadas a agirem desta forma pela sociedade. Nem sei se é justo dizer que são induzidas a isso pela sociedade, mas eu acho que na maioria das vezes é exatamente isso.
Porque as pessoas que não tem certos costumes, que não agem de certa forma ou pensam tal coisa muitas vezes são consideradas estranhas, tolas, alienadas. Em muitos casos as pessoas só fazem o que fazem, falam o que falam pelo simples fato de que querem ser aceitas, querem ser consideradas pessoas legais. E não vem dizer “Eu não faço nada pra agradar os outros, sou quem sou, faço o que eu quero e falo o que penso” porque isso é mentira. MENTIRA. Você age assim porque quer chamar a atenção pra si, porque quer que as pessoas gostem de você, e essa frase nada mais é do que mais um pedaço disso tudo que você faz para parecer legal. hipocrisia.
Todos somos hipócritas. Porque eu não me excluo. Não digo que sou diferente. Faz parte do ser humano ser hipócrita.
O que não quer dizer que não possamos agir de outra forma. Que não possamos agir como queremos agir, fazer o que queremos fazer. Claro que nem tudo pode ser feito, há certas “regras” a serem respeitadas. Deve-se sempre ser educado, onde quer que esteja, em qualquer situação. Mas nada impede que você PENSE por si próprio, mesmo que nem sempre você possa agir de acordo como pensa. Mas aprender a pensar por si próprio é um grande avanço.
Não vou falar a respeito de comportamentos, pois isso já seria cansativo demais. Mas acho que cada um deve parar pra pensar na maneira como vive. Pensa. Age. Sente. Pense um pouco, as vezes você nem percebe e já não esta mais fazendo nada de acordo com o que realmente quer ou que realmente pensa. Não custa tentar.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De fato, pessoas são hipócritas, mas como disse do texto isso é humano. Não dá p ser 100% sincero, mesmo porque nem sempre a sinceridade é bem vinda.
    E esse exibicionismo desnecessário p/ chamar atenção, é de deixar com a pulga atrás da orelha. Ainda mais porque se assumiu o compromisso em ser sincero, doa a quem doer fale o que acha que tá certo ou errado, mas com certeza não será bem visto na "sociedade" tampouco nos que dizem não fazer parte.

    ResponderExcluir