sábado, 4 de agosto de 2012

Happy DBay Leonilda. =/


Hoje, 04 de agosto seria aniversário da minha avó. Seria se ela não estivesse morta a 26 anos.
É, ela morreu antes de eu nascer. O que não importa porque ela ainda é minha avó. E eu tenho muito orgulho dela, mesmo que eu nunca tenha olhado em seus olhos, deitado em seu colo ou levado uma surra dela.
Leonilda Nielsen Ferreira era mãe da minha mãe, esposa do homem mais maravilhoso e perfeito que viveu sobre essa terra, mãe de um bando de criaturinhas estranhas *alguns totais imbecis, ao meu ver*, vó de várias crianças que hoje são adultos. Que hoje são pais. Não teve oportunidade de ser bisavó enquanto viva. Mas tem uma bisneta. Uma mulher que era viciada em café e pipoca, que amava os livros que aprendeu a restaurar na Biblioteca Pública do Paraná, onde foi seu ultimo emprego. Amava churrasco, festa, gente em volta pra fazer bagunça. Sofria de dores de cabeça terríveis, tinha problemas de controle da raiva, era uma mãe rígida, por vezes até cruel com os filhos. Mas uma mãe que fez deles pessoas de bem, mesmo que um pouco idiotas, mas de bem. Bem educados, limpos, honestos. E tudo graças a ela. A educação que ela os deu. E que foi repassada pra alguns dos netos. Eu inclusa.
Uma coisa que eu sei que herdei da minha avó é o amor pelos livros, por ler. Cuidar dos livros. Jamais que ela poderia ver alguém dobrando uma pagina de livro, escrevendo em um, maltratando. Assim como eu. Eu realmente imagino que ela sentia o mesmo fogo e raiva subindo pela garganta ao ver alguém fazer isso.
Ela amava porcarias, ir ao mercado e na volta sentar em uma calçada qualquer pra comer bobagem.
Era uma mulher prendada. Prendada, palavra engraçada. Bordava, tricotava, fazia crochê, pintava, restaurava livros, costurava e ainda era uma boa esposa, mãe e dona de casa.
Então essa garota aqui, sentada na cama, rodeada por livros e porcarias de comer é MESMO uma neta digna da Leonilda.
Eu só espero que onde quer que ela esteja ela sinta orgulho de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário