segunda-feira, 25 de março de 2013

Elogios


Esses dias atrás eu tava pensando sobre elogios. Eu tenho certeza que já escrevi aqui sobre isso, mas senti necessidade de escrever novamente. Nem me lembro direito porque meus pensamentos vagaram por esse assunto em especifico, mas cheguei a conclusão de que sou uma pessoa que não sabe elogiar. E tem problemas em ser elogiada.
Claro que muitas pessoas são assim e eu nem posso dizer que sou a única com esse problema. Mas talvez o meu caso seja mais complicado, ou não.
O que importa é que vou escrever sobre isso porque eu quero e pronto.
Comecei a analisar as minhas reações pessoais a elogios. O primeiro fator que determina a minha reação ao elogio é DE QUEM ELE VEM.
Se a pessoa que está me elogiando é alguém de quem eu gosto, tenho amizade ou alguma afinidade, esse elogio me deixa feliz e totalmente sem jeito. Dependendo de qual elogio é.
Mas tem o fato de que se quem está me elogiando é alguém que eu sou “apaixonada”, aí fodeu. Fodeu. Porque eu travo, gaguejo, sou grossa, não respondo, fico tremendo e depois me sinto uma idiota. Por quê? Porque eu sinto vergonha. Poha, é a pessoa que eu gosto que ta me elogiando.
Se é alguém que eu não conheço eu fico totalmente sem jeito mas me esforço pra agradecer de forma humilde e graciosa. E acredite quando digo que me esforço mesmo nisso.
Graciosidade não é algo que eu seja boa.
Uns dias atrás um garoto na faculdade tentou me elogiar quando eu estava me depreciando. Eu fiquei tão absolutamente envergonhada que acabei dando uma patada no menino. Coitadinho. Me senti culpada por uma semana inteira depois disso. Mas passou.
A conclusão final é que eu sou uma pessoa realmente tímida com elogios. Eu aceito eles, mas com uma vergonha absurda. Eu adoro elogios assim como qualquer pessoa, mas fico sem graça quando recebo um.
O meu grande problema é em elogiar. Eu não sei elogiar.
Não é draminha nem nada, é um fato. Eu não sei fazer elogios as pessoas. Eu só sei criticar.
Probleminha de programação meu, só pode.
Eu paro pra pensar nisso quando as pessoas me elogiam. Eu penso que poderia retribuir, mas não consigo.
Minhas amigas ás vezes dizem que estou bonita, elogiam a maneira que me maquiei no dia ou falam do meu cabelo. Eu consigo apenas agradecer. Mas as vezes eu penso que podia dizer que a maquiagem delas também está ótima ou coisa assim.
Mas não sai.
Eu consigo ver coisas ótimas nas pessoas, mas só consigo elogiar pessoas muito próximas e muito intimas de mim. Esses dias eu queria falar que o cabelo da minha amiga tava lindo, mas não consegui. Eu queria dizer pro garoto que acho os olhos dele lindos, brilhantes. Mas não sai.
Eu nunca consigo. Isso é complicado porque as vezes acho, ou tenho certeza, que as pessoas esperam que eu as elogie também.
Se por acaso alguém ler isso, espero que saiba que eu realmente não consigo. Talvez um dia eu consiga expressar meus elogios em palavras, mas atualmente eu só consigo pensar neles, mas não penso em forma de palavras, penso em forma de imagens. E imagens não podem ser faladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário